Olhando para este título a pessoa fica 🤔 "esse madjé quer escrever o quê?" 😅

Nos últimos tempos temos vindo a verificar um elevado número de fazedores de Rap, tanto da vertente secular como da evangélica e desse modo constatamos a olhos nús um crescimento acentuado de músicas a circular pelo mercado nacional. As mídias digitais, até um certo ponto têm contribuído de forma exemplar para que esses trabalhos tenham a visibilidade e impacto que têm tido nos tempos actuais no seio dos amantes de boa música, o que é de louvar, porque outrora era um exercício difícil ver e ter os conteúdos expandidos, principalmente sem ter acesso a mídia convencional. 

Mas do que expandir uma obra o que muito dificulta o sucesso ou pelo menos a obtenção das cifras desejadas por muitos artistas nas diferentes plataformas digitais é o conteúdo. Se dermos uma voltinha no meio Rap (secular), o número de fazedores com letras conscientes, conteúdo que mantém intacta a essência do R.A.P, reduziu significativamente, muitos alegam que faz parte da evolução do Rap e que por esta razão é normal cantar baboseiras 😌. Pouquíssimos são os rappers com conteúdo educativo e de intervenção social, hoje é mais fácil falar sobre bens materiais (mesmo não possuindo) do que de street knowledge ou just knowledge, porque o skill está morrer.

Os rappers cristãos, infelizmente também acabam por enveredar por esse "atalho", muito embora de maneira diferente, nós olhamos para muitas obras e raramente vislumbramos artistas associando a palavra de Deus à algum fenômeno social da actualidade, pouquíssimos rappers dessa vertente conseguiram entender que o rap é um veículo para ensinar, repreender, entreter e reeducar uma sociedade. De acordo a sua crença e a sua vivência, o artista gospel angolano acaba por se perder na ideia de que a sua única função é “adorar a Deus” e que as demais coisas decorrentes na sociedade não são da sua legitima competência, o que corresponde a uma falsa verdade uma vez que adorar a DEUS não se cinge a cantar hinos de louvor antes porém adorar a DEUS resume-se a ter um estilo de vida agradável aos olhos d'ELE, e intervir em favor da sociedade não está excluído dessa lista. Conforme já disse, pouquíssimos artistas olham a música como arma para combater o mal que diariamente assola a sociedade angolana, por exemplo, o Rapper BRAILLE Ramos, tem uma música com o título o PODER DO MIC onde de maneira simples, clara e expedita elucida, o poder que a música tem para transformar vidas, tanto para o bem como para o mal. Nós temos assistido ao crescimento desenfreado de Homossexuais pelo país e grande parte das pessoas já conseguiu se  aperceber que isso tem mão da mídia e de alguns músicos, porque estes possuem as ferramentas essenciais para difundir e propagar esse género de realidade social ao ponto de fazer uma lavagem cerebral invertendo os valores morais da sociedade fazendo com que  à população aceite esse fenómeno como “normal” tornando-o numa prática integrada e até aplaudida por uma franja da sociedade. Dito isto,questiono-me da seguinte forma: diante desse fenômeno, por exemplo, "Qual devia ser o posicionamento de um rapper gospel através da sua música?" 

Quando eu digo que os rappers gospel angolanos estão descontextualizados é no sentido de fazê-los perceber que existe uma narrativa, a qual eles se colocaram de fora, existe uma realidade que eles preferem não abordar seja por medo ou por estarem inseridos nessa realidade ou quiçá por agum outro motivo. O rapper também é um activista social, se tu és cristão, então as tuas crenças devem estar enraizadas no que apregoas nas músicas. Olhamos para a má governação do país, olhamos para a fome e miséria e ainda assim não vemos músicas que façam refletir, tomar uma posição ou até transmitam alguma esperança diante das vicissitudes do dia à dia diante dessas questões. George Floyd foi morto nos Estados Unidos e a sociedade revoltou-se, os rappers gospel saíram às ruas para manifestar-se e alguns até lançaram músicas a repudiar a postura do Estado diante dessa situação, mas em Angola nenhum rapper gospel cutuca tais atitudes, pelas razões previamente apontadas😌 

Existe um texto a ser escrito e precisamos de artistas que não fujam do roteiro, que haja imparcialidade e amor ao próximo, que o Messias através de nós salve vidas.

Essa é a minha opinião, está sujeita à desacordo ou aceitação mas é a minha opinião.

LV MUSIC