MINHAS PARANÓIAS SOBRE… #PALAVRAS

Este assunto já está na minha cabeça há algum tempo (me perdoem por ser longo).

Falar de palavras, é falar do conceito mais completo do Universo (na minha simples e humilde opinião), porque as palavras estão relacionadas à nada mais, nada menos do que TUDO, sim, tudo mesmo! As palavras são como chaves que desencadeiam os portões do bem e o mal, bênção e maldição, sejam eles visíveis ou invisíveis.

Ao contrário do que a “Teoria do BIG BANG” defende, “os mundos” e tudo o que neles há, foi criado por palavras (Hb 11:3a), e só sabendo isso, minha mente quase explode ao saber que tudo aquilo o que admiro, foi feito com algo tão simples, mas tão poderoso quanto as palavras.

Ok, Deus criou tudo e deu o domínio do que ele criou ao Homem. E a garantia deste domínio, não foi escrito, mas dado em forma de palavras (Gên 1:28-30). E claro que o pecado entrou no mundo, porque o Homem aceitou “uma outra palavra”, contrária dAquele que entregou a ele o domínio da criação. Mas mesmo assim, a esperança da “salvação” foi revelada por palavras (Gên 3:15). Fiz esta resenha, para que percebamos que as palavras têm poder para determinar até o futuro de alguém, pelo poder que elas possuem dentro delas.

Sem mais voltas, vamos “paranoiar” (palavra criada por mim) um pouco: Como temos usado as nossas palavras, sendo nós imagem e semelhança de Deus? Quem somos nós em relação a elas? Sim, porque muitas das vezes não percebemos o poder daquilo que a nossa língua pode produzir, e acabamos por deixar que as nossas emoções controlem o que dizemos. 

Cá entre nós, se há coisa que eu não gosto em uma pessoa (PRINCIPALMENTE NAS MULHERES), é saber que ela não sabe controlar a sua língua, principalmente quando está zangada. Porque no momento, pode até ser bom falar o que nos vem à cabeça, mas estaremos em perigo de falar algo que pode fazer com que nos arrependamos depois, por causa dos estragos causados.

Muita gente (infelizmente até alguns cristãos) é boa em fazer promessa que depois não vai cumprir. Se calhar são pessoas que não sabem o quanto dói quando se enche de esperança o coração de alguém, para depois descobrir que era tudo mentira.

Muita gente não sabe que para Deus, aquele que usa a sua boca para ferir o próximo, tem a mesma impressão de um assassino.

Muitos pais amanhã lamentarão pelo futuro de seus filhos, pelas palavras que proferem a eles quando estão zangados. Porque não existe palavra mais poderosa neste mundo, do que a de um pai ou mãe.

Muita gente ainda não percebeu que suas palavras já não são dignas de crédito diante das pessoas, por falharem sempre.

Por isso, caro leitor, quer viver bem e experimentar o melhor de Deus em sua vida? Quer ser abençoado e ser uma fonte de bênção para todos os que se aproximarem de si? Quer paz e tranquilidade? Aqui vai o conselho: “Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar ”(Tg 1:19). Porque Deus nos deu dois ouvidos e uma boca, para ouvirmos mais e falarmos menos.

Estamos ainda no princípio do ano, e com certeza, muita gente fez promessas para Deus e para algumas pessoas, então, para você que gosta de prometer ou que prometeu algo a alguém…meu conselho é este: “Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não cumprires” (Ec 5:4,5).

Por último, “seja rei do teu silêncio, para não seres escravo das tuas palavras” – William Shakespeare.

Se gostou deixa o seu comentário e partilha.