Conhecendo O Artista: André da Rosa


 Hoje é um dia especial porque um rosto que merece vênias está passando na rubrica CONHECENDO O ARTISTA, sem desprimor dos que já cá passaram, porque cada um tem o seu grau de estrelato e aplausos pelo contributo feito para emancipação da cultura angolana. Trata-se do fundador da página e do blog LV MUSIC, o artista André da Rosa, um dos grandes impulsionadores do Movimento Rap (Gospel) nacional.

Como de costume, abaixo a biografia do artista e no final deixem as vossas questões que serão respondidas pelo artista.

“André da Rosa Domingos Calunga, nascido aos 14 de Fevereiro na cidade capital de Angola, Luanda, no município de Viana propriamente no bairro Grafanil. Teve a uma parte da sua infância nessa região e a outra no Rocha Pinto, posteriormente na Regedoria até que mudasse para Malanje onde reside até ao momento. 

Desde muito cedo já demonstrava a veia artística através de imitações de algumas músicas que nos anos 2000 faziam sucesso, e ao ingressar no coro das crianças na Igreja Cristã Evangélica de Angola (I.C.E.A.) Maranata no Rocha Pinto passa a ganhar mais gosto pela música.

Grande fã de Anselmo Ralph, nos anos 2008 e 2009, cantava no seu quintal às noitinhas com seu irmão Constantino os grandes sucessos do artista, passando assim a ganhar o desejo de se tornar um cantor renomado.

Em 2010 acaba por ter uma vida totalmente devota a Cristo, participando assiduamente nos cultos na igreja Cristã Evangélica de Angola e torna-se membro do coral adolescente e depois jovem. A partir daí, junta-se ao José Gouveia, Constantino e criam o grupo Lírios do Vale e passam a interpretar os grandes sucessos da música gospel com maior destaque para André Valadão, Diante do Trono, Anderson Freire, David Quinlan, dentre outros grandes nomes.

Em 2012 torna-se regente do Coral jovem até ao ano 2014. Ano em que decidi investir na sua carreira artística, com ajuda do Adão Dalas , elemento que junta-se aos Lírios do Vale em 2013 grava a sua primeira música no estilo Rock intitulada LIVRE.

Como forma de divulgar essa música e não só, olhando para estado caótico do panorama musical gospel angolano, foi também em 2014 que André da Rosa decidi criar o blog LV MUSIC e de lá pra cá muito se feito para atingir tal objectivo e não só. Após gravar LIVRE, André da Rosa passa a ter contacto com outros estilos de musicais, com grande dificuldade para definir qual estilo seguir, foi através de ouvir artistas como Prodígio, Pregador Luo, Lecrae, 50 Cent, Big Nelo, Eminem, Dji Tafinha, 116 Clique que acaba por decidir fazer rap e grava a sua primeira faixa rap com o título JÁ NÃO POSSO MAIS VIVER.

Em 2015 conhece o rapper brasileiro Anderson Sandes com quem manteve boas relações e através dele grava a música AGRADEÇO A DEUS. A partir daquele ano, passa a conhecer melhor o mercado musical e a interagir com alguns artistas através da expansão do blog LV MUSIC, não fazendo ideia que existia mais pessoas que faziam Rap com mensagem evangélica, foi neste ano que através de uma actividade na igreja Assembleia de Deus -Adonai em Malanje que vê o Aristides actuando acappela que os seus olhos se abriram para novas ideias e sentir-se mais motivado a continuar a trajectória no Rap.

Fez de tudo para conhecer o Aristides até que consegue, passa a interagir e a assistir as suas sessões de estúdio com o Joaquim Burce e a ganhar mais experiência com a música. Neste mesmo ano conhece muitos rappers do Lubango, tal como: Filho de Deus, Cellder, Job Zz, Ec Lines, Treny, Fabs e tantos outros. Através da LV MUSIC trabalhou directamente com esses artistas na divulgação dos seus trabalhos, com maior destaque para o Job e o Fabs que acabou produzindo o Beat da música DIZEM QUE SOU CULPADO, que digasse de passagem, é um sucesso até aos dias de hoje para quem acompanha a carreira do artista.

Em 2016 recebe o convite do EC Lines e participar numa Mixtape com os grandes rappers em actividade naquela  altura. Neste mesmo nasce o desejo dentro de André da Rosa em ver unificado os fazedores do Rap (Gospel) angolano, sendo que na altura havia duas províncias com maior destaque, Huíla e Luanda mas, não havia coesão entre as duas, em 2018 até presenciou-se o “beef” sobre qual era a capital do Rap Gospel. O artista decidiu criar o PROJECTO UNIDOS, onde uniria os rappers dos mais variados pontos do país, através do auxílio do Aristides faz a seleção dos artistas e a partir daí estende o seu vínculo e conhece em 2017 artistas como: Bruno de Jesus, Raúl Pedro, Rui Last Man, Man Renas, Adilson Q, DinoGrill, Jeré, Elzo Sénior, AD Camenhe, este último que no final tornou-se num dos seus mentores.

Antes da saída do Projecto Unidos, André da Rosa realiza o Show MAIS GOSPEL MENOS RAP na província de Malanje, contou com a presença de Aristides, Bruno de Jesus e David Valtedi. O Show visava dar visibilidade ao Rap Gospel na província e a dar a conhecer a chegada do LP de Aristides GRAVIDADE ZERO.

Em 2017 através da LV Music, lança o álbum PROJECTO UNIDOS que foi muito bem recebido e aplaudido, apesar do pouquíssimo recurso, conseguiu-se realizar também um show de apresentação do álbum no Auditório da Rádio Malanje. Em 2018 sai o Volume 2 do PROJECTO UNIDOS e mais uma vez André da Rosa e os integrantes do Projecto realizaram um show numa das maiores da sala de espetáculos naquela altura na província de Malanje, o Njinga Center e foi memorável.

No final de 2018 faz o lançamento da sua primeira obra solo, a Mixtape SALVAÇÃO 1: HISTÓRIAS, onde teve a oportunidade de trabalhar com grandes produtores como o Elzo Sénior, Enigma e Inácio Millbeats, bem como a participação de artistas como Raúl Pedro, Lineu, Aristides e Salatiel.

Em 2019 realiza o Show de apresentação na província de Malanje com a presença de Raúl Pedro, Lineu e Raúl Pedro.

No ano seguinte através da LV Music faz-se o lançamento do volume 3 do Projecto Unidos, volume até ao momento não contou com nenhum Show.

Em Janeiro de 2020 André da Rosa disponibiliza a Mixtape SALVAÇÃO 2: MEU ÍNTIMO através da Soba E-store, tinha agendado o show de apresentação da obra mas a pandemia ficou colocar uma pausa nos seus planos. No mesmo ano lançou as faixas Amigo Irmão e Crescer, que para muitos demonstrava o crescimento e maturidade artística.

Em 2021 realizou o Show de apresentação da Mixtape MEU ÍNTIMO que foi um sucesso apesar das restrições por causa da COVID-19 teve q casa cheia e com grandes aplausos.

André da Rosa é um jovem multifacetado, que chegasse a dizer “não nasceu para ficar parado”, para além de cantor, tem realizado eventos e com uma veia forte para o empreendedorismo. Não só isso, mas também capacita e oriente os outros artistas a fim de se enquadrarem no actual contexto artístico.

Poderíamos dizer contar mais coisas, mas essa é a breve biografia de um dos jovens mais promissor que veremos nos últimos anos.”

Deixa nos comentários as suas perguntas 😜

0 Comentários